Professores de escolas do Cooperjovem recebem capacitação do SESCOOP/SC
Mais de 100 professores de escolas participantes do Programa Cooperjovem passaram, nos meses de junho e julho, pela primeira etapa da capacitação Educação para Cooperação para Novos Professores. O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC), aconteceu nas regiões Sul, Vale do Itajaí e Oeste e contou com a participação total de 119 educadores de 62 escolas e coordenadores de 21 cooperativas parceiras do programa.
O objetivo foi apresentar aos novos professores, de escolas que já participavam do Cooperjovem em 2016, pontos importantes para o desenvolvimento do Programa, como a qualidade da educação, a responsabilidade das pessoas, o paradigma da cooperação e a reavaliação dos seus Projetos Educacionais Cooperativos (PECs), com vistas a melhoria contínua do Programa.
A coordenadora do Programa Cooperjovem no Sicoob Maxicrédito, Taiana Haelsner, participou da capacitação com três professores da Escola de Educação Básica Municipal Professor Rafael Rech, de Luiz Alves, que entrou no Programa em 2016. De acordo com ela, como o Cooperjovem já vinha sendo desenvolvido na escola, os professores já tiveram contato prático com o programa.
“Eles já tinham um certo entendimento, mas no curso estão recebendo um conteúdo teórico para realizar as práticas do PEC. É um importante momento de reflexão para solucionar algumas questões. Três outros professores receberam a formação no ano passado, então teremos mais três esse ano para propagar o Cooperjovem na escola”, comenta.
Segundo a professora de educação infantil Joice Wilbert Hess, a formação é fundamental e esclarecedora. “Quando eu tive contato com o Cooperjovem, o planejamento do PEC estava em andamento, por esse motivo essa formação está sendo muito importante. Nosso PEC é sobre o cuidado com o patrimônio da escola e já percebemos uma melhora grande dessa questão depois da implantação do programa”, explica. A escola fica situada em uma comunidade rural de Luiz Alves e tinha problemas com depredação, principalmente dos banheiros. O PEC foi planejado para conscientizar os alunos da importância da cooperação para o cuidado com a escola.