29 de Janeiro dia Mundial de Combate e prevenção à Hanseníase

Mundialmente, o último domingo de janeiro é uma data pensada para chamar atenção do mundo para a hanseníase. Desde 1954 o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase acontece em vários países. Chamada de “doença mais antiga do mundo”, a hanseníase se manifesta por lesões de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calor, frio, dor, tato, dormência, formigamento, nódulos doloridos no corpo, inchaços, manchas esbranquiçadas. 

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo mycobacterium Leprae.

A doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, incluindo as orelhas, nariz, braços, mãos, perna e pés, podendo atingir outros órgãos e possui alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa e se não diagnosticada e tratada precocemente, pode causar deformidades físicas.

É transmitida principalmente pelas vias aéreas superiores, por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas susceptíveis.

A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do individuo ao qual foi transmitido o bacilo, podendo demorar de 2 a 7 anos para se manifestar.

Então fique atento à:

– Manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alteração de sensibilidade (estas alterações de sensibilidade à pessoa pode sentir formigamento, choques e câimbras que evoluem para dormência) – se queima ou machuca sem perceber;

– Pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos, normalmente sem sintomas;

– Diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, principalmente nas sobrancelhas;

– Pele seca, falta de sudorese no local.

Outros sinais e sintomas que também sido observado:

– Dor e/ou espessamento de nervos periféricos;

– Diminuição ou perda de sensibilidade nas áreas dos nervos afetados, principalmente nos membros superiores e inferiores e por vezes, pálpebras;

– Edemas de mãos e pés;

– Febre e atralgia;

– Entupimento, feridas e ressecamento do nariz;

– Nódulos dolorosos;

– Mal estar em geral; ressecamento dos olhos.

Se você tiver algum desses sintomas procure a Unidade de Saúde mais Próxima de sua casa.

O diagnóstico e o tratamento da hanseníase são gratuitos e oferecidos pelo SUS.