Técnicos são capacitados para monitoramento dos Planos Municipais de Educação

Nesta segunda e terça-feira, 9 e 10 de maio, técnicos da área da educação dos municípios da AMFRI estiveram participando da formaçãosobre o Monitoramento dos Planos Municipais de Educação  (PMEs). A formação teve um total de 16 horas e foi realizada no auditório da Associação.No total, 45 pessoas representando as secretarias municipais de educação da região participaram do evento.

Formar as equipes técnicas dos municípios para o início do trabalho de monitoramento e, posteriormente, realizar a avaliação do PMEs foram os objetivos do evento. Conforme explica o avaliador educacional técnico do Ministério da Educação, Prof. Elson Quil Cardozo, responsável por conduzir a formação, o monitoramento é uma ação continua. Já a avaliação deve ser realizada no período de dois em dois anos.

“Nossa expectativa é que agora os técnicos estejam em condições de monitorar o Plano através de indicadores”, enfatiza o professor. Os indicadores estão sendo construídos por cada município e serão utilizados ao longo dos dez anos de utilidade do PME para montar relatórios. Já os relatórios deverão ser amplamente divulgados, para que a comunidade possa acompanhar e se informar a respeito das metas e estratégias definidas desde o início do Plano.

A capacitação foi divida em quatro principais etapas, sendo elas: organizar o trabalho, estudar as metas do Plano, monitorar continuamente por meio de instrumentos de medidas e trabalhar as notas técnicas, utilizando a avaliação periódica.

A formação para os Técnicos das Secretarias de Educação sobre o Monitoramento do Plano Municipal de Educação foi uma iniciativa do Colegiado de Secretários de Educação da AMFRI em parceria com o MEC, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Bruna Passos (SC 05428 / JP)

Assessora de Comunicação da AMFRI