Projeto Orquestra de Acordeon reinicia suas atividades nas escolas municipais

Nesta segunda-feira, 18 de abril, o prof. Josemar José Cordeiro estará visitando as escolas municipais para realizar a matrícula dos alunos interessados em aprender a tocar acordeon, através do Projeto Orquestra de Acordeon de Luiz Alves, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura. As aulas acontecem uma vez por semana na escola ou em outro local apropriado.

No ano de 2015, o projeto atendeu sessenta estudantes. Mesmo iniciantes, os alunos já se apresentaram em alguns eventos, sendo o de maior destaque a Feira Cultural.

O Projeto tem por objetivo desenvolver atividades de ensino coletivo de acordeão que visem à valorização da cultura musical do município de Luiz Alves, ao desenvolvimento das habilidades técnicas específicas relacionadas ao instrumento, à ampliação do conhecimento musical e à criação de uma orquestra de acordeão no município.

 

Seguem abaixo informações mais detalhadas do projeto.

 

Regras Gerais

“Orquestra de Acordeon de Luiz Alves”

 

Ministrante:  Josimar Cordeiro, Acordeonista e Professor de acordeão popular. Página oficial: https://www.facebook.com/josimar.cordeiro.1 

A quem se destina:  Alunos da rede municipal de Luiz Alves. 

Objetivo Geral: Desenvolver atividades de ensino coletivo de acordeão que visem à valorização da cultura musical do município de Luiz Alves, ao desenvolvimento das habilidades técnicas específicas relacionadas ao instrumento, à ampliação do conhecimento musical e à criação de uma orquestra de acordeon no município. 

Número total de vagas: 48 para todo o município. 

Cronograma: Entrevista de inscrição: abril de 2016; aulas: de maio a dezembro de 2016. As inscrições podem ser realizadas a qualquer altura do ano, dependendo da disponibilidade de vaga; as datas poderão sofrer reajustes, caso seja necessário.

 Carga horária: 1 hora/aula, uma vez por semana para cada aluno.

 Certificados: Cada aluno receberá um certificado de participação ao final do ano letivo.

 

Infraestrutura: Para realização das aulas estarão disponíveis dois instrumentos (acordeões); equipamentos de reprodução de som; equipamentos de gravação/captação e reprodução de imagem e vídeo; equipamentos de informática; estante de música.

 Material: Material didático (caneta, lápis, borracha), 1 caderno de música (cabe ao aluno trazer). 

Como se inscrever: Para se inscrever o aluno precisará da autorização dos pais ou responsável. O formulário deve ser entregue devidamente preenchido até a data limite da inscrição, para a direção da escola ou para o professor.

Entrevista do Aluno: A entrevista será realizada na escola em que o aluno estuda pelo professor Josimar Cordeiro. Nesta ocasião, serão observadas as condições do aluno candidato à vaga – interesse, disponibilidade, capacidade física para manusear o instrumento – e, num âmbito geral, apresentadas as propostas do projeto. 

Processo de seleção dos participantes: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrições. Serão consideradas as observações feitas durante a entrevista. As inscrições devem se enquadrar nos termos dispostos neste documento. Caso haja maior número de inscritos do que vagas, será criada uma lista de espera. Interessados que não puderem ser integrados no início da realização das aulas, serão comunicados assim que houver disponibilidade de vaga.

 Regras de participação:

  • Inscritos deverão comparecer a 100% das aulas e serem pontuais. Na impossibilidade de comparecer no dia e hora agendados, o aluno deverá avisar com o mínimo de 24h de antecedência. O não cumprimento deste pré-aviso leva ao cancelamento da inscrição e ao preenchimento da vaga por outro(s) aluno(s);
  • Os inscritos devem se comprometer a participar de apresentações do grupo sempre que for agendado pelo professor.

 Sobre a captação e publicação de imagens e vídeo: As atividades desenvolvidas durante as aulas poderão ser gravadas em vídeo e fotografadas pela Arte Musical.   Todo o material estará inteiramente à disposição da Secretaria de Educação Municipal de Luiz Alves. A Arte Musical reserva-se o direito de usar o material gravado/fotografado para fins de divulgação e educacionais.

 Local de realização das aulas:

Escolas municipais de Luiz Alves: Escola Básica Municipal Professor Rafael Rech (Alto Canoas), Escola Municipal Arlindo Benvenuto Zimmermmann (Alto Máximo), Escola Municipal Celeste Scola (Ribeirão do Padre), Escola Municipal Henrique Keunecke (Braço Serafim), Casa da Cultura (Vila do Salto).

 Sobre a produção das Aulas: A “Orquestra de Acordeon de Luiz Alves” é uma realização da Escola de Música Arte Musical, CNPJ 19.699.282/0001-95, com apoio da Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal de Luiz Alves. A arte Musical é uma escola especializada no ensino de música que atende no município de Luiz Alves desde 2006. Saiba mais em nossa página facebook.com/escolademusicaartemusicalluisalves.

 

Contatos:

Escola de Música Arte Musical

Tel. 3377- 0807

Cel. 88590- 6934

E-mail: escola.artemusical@hotmail.com