Alimentação escolar PNAE – assessoria do CECANE/SC

Nesta semana, todos os envolvidos com o processo da alimentação escolar das escolas municipais de Luiz Alves (desde licitação, compra, fornecimento, armazenamento e preparo) participaram de reuniões de assessoria com o CECANE/SC, na Secretaria Municipal da Educação e Cultura. A assessoria esteve a cargo da Nutricionista Juliana Theodora C. de Oliveira e da contadora Elizabeth Amado do CECANE. Estiveram presentes membros do CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar), fornecedores de alimentos da agricultura familiar, representantes dos setores de licitação, contabilidade e de compras da Prefeitura, diretoras e coordenadoras das escolas e creches municipais, Secretária Municipal da Educação e Cultura e de outros.

O CECANE/SC (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar), sediado no Departamento de Nutrição da UFSC, objetiva aprimorar a execução do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) nas redes municipais e estadual de educação, assim como às unidades federais de educação básicas sediadas no estado de Santa Catarina.

Para cumprimento dos objetivos, o CECANE/SC é organizado em subcoordenações responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação de atividades de formação de agentes envolvidos no PNAE; apoio técnico e a assessoria aos municípios do estado no planejamento, gestão e execução do PNAE; desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de alimentação e nutrição escolar e de extensão universitária voltados ao desenvolvimento de estratégias para a garantia da alimentação escolar saudável.

(Fonte: cecanesc.ufsc.br)