CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) – o prazo está se esgotando!

Faltam menos de 100 dias para a finalização do prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar informações ambientais criando, assim, um banco de dados a nível nacional para planejamento ambiental e econômico. Ao realizar o CAR, o produtor rural consegue identificar os remanescentes de vegetação nativa (Reserva Legal), as áreas de uso restrito e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais.

O prazo para fazer o CAR vai até o dia 6 de maio de 2015, podendo ser estendido por mais um ano através de um decreto presidencial. Os produtores que não se cadastrarem até esta data irão perder o benefício de conversão de multas (imóveis que não aderirem ao PRA – Programa de Recuperação Ambiental). Além disso, as atividades podem ser embargadas, o proprietário pode ser processado por crime ambiental e deverá pagar uma multa de R$ 5mil por hectare. Outro fator negativo é que os bancos não concederão crédito agrícola para proprietários que não fizerem o CAR.

Para mais informações sobre o CAR, acesse o site (www.car.gov.br) ou procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato Trabalhadores Rurais ou a Epagri de Luís Alves.

 

Rogério José Rocha

Engenheiro Agrônomo – Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente