Aviso da Secretaria da Saúde
A Prefeitura tem recebido em suas páginas oficiais muitas dúvidas referentes aos dois pacientes de Luiz Alves que contraíram o Coronavírus. Devido a algumas fakenews também compartilhadas de forma irresponsável, a Secretaria de Saúde gostaria de trazer alguns esclarecimentos oficiais.
– O anonimato dos pacientes é garantido por lei.O princípio da inviolabilidade à privacidade está previsto na Constituição Federal, no art. 5º, inciso X e estabelece que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
– Ambos pacientes estão em casa e vem sendo monitorados pela Secretaria da Saúde, bem como seus familiares.
– Local de contágio: está sendo trabalhada a hipótese de ser comunitário (ocorrido dentro do Município). Porém as investigações ainda não se encerraram.
– Um paciente está na faixa etária de 40 a 49 anos. O outro de 20 a 29 anos.
– Ambos não possuem comorbidades que os incluam em grupo de risco.
– Ambos residem no bairro Vila do Salto. Porém todos munícipes devem se manter em Alerta.
– A Secretaria da Saúde também está analisando demais vínculos dos pacientes, além de familiares.
– Saber quem está infectado não faz diferença, tendo em vista que TODOS devem se cuidar em qualquer situação. Como dito, pessoas próximas serão contatadas.
– Os servidores da Secretaria de Saúde tem trabalhado incansavelmente no acompanhamento de todos os casos: Suspeitos ou confirmados. A Prefeitura repudia informações de que tais notificações seriam “falsas”.
– Não serão dadas mais informações sobre os pacientes. Evitem especulações.
– Respeite a privacidade dos pacientes e o trabalho dos profissionais da Saúde.